O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE INFORMÁTICA - CIN PARTICIPA DE SEMINÁRIO AVANÇADO DO ESOCIAL EM SÃO PAULO

31/07/2018

No último sábado (21/07/2018), o programador do Consórcio Intermunicipal de Informática, Pedro Henrique da Silva Parra participou de um treinamento avançado sobre eSocial, realizado em São Paulo. A capacitação foi ministrada pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Daniel Belmiro Fontes, idealizador e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto eSocial.

O eSocial é um projeto do governo federal que visa unificar o envio das informações devidas pelos empregadores em relação aos seus empregados, sob a forma de arquivos específicos que compõem o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

O Consórcio é responsável pelo desenvolvimento do Sistema da Folha de Pagamentos, do qual serão coletadas e transmitidas as informações do Setor de Pessoal dos Municípios, Câmaras, Autarquias e Empresas Públicas ao Governo Federal.

Segundo cronograma de faseamento de implantação do eSocial, em Julho todas as empresas privadas estarão obrigadas ao envio de informações ao ambiente do eSocial, inclusive a EMURPE, empresa pública do Município de Penápolis, e, os demais entes públicos estarão obrigados a partir de 14 de janeiro de 2019.

Cabe ressaltar que o Sistema da Folha de Pagamentos do Consórcio está preparado para cumprir as obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, oferecendo o suporte necessário para o envio das informações ao Governo Federal, lembrando que a responsabilidade pela integridade e envio das informações é única e exclusiva de cada ente público, cabendo ao Consórcio apenas fazer intermediação no envio das informações.